Sub-liderança
Sua equipe anda apresentando resultados que não atendem as suas expectativas, os prazos não estão sendo compridos, falta de pro atividade, o rendimento está baixo, atendem seus clientes como se fossem inimigos da sua empresa. É difícil aceitar, mas é possível que o problema não esteja neles e sim em seus superiores e nas formas liderança adotada.
Existem diversas literaturas que abordam o tema liderança e as suas diversas formas e modalidades, que sugerem técnicas muito valorosas e produtivas e mesmo assim muitos gestores preferem dizer que o “dom de liderança” é para poucos, e muitos se justificam serem extremamente aptos na parte técnica de sua atividade, porem na área de gestão de pessoas não tem o dom, e procuram desculpas para justificar o mal desempenho de sua equipe. Essa atitude não passa de negligencia e irresponsabilidade.
Cada empresa tem um perfil diferente de trabalho com diversos departamentos, sendo a área produtiva, administrativa, atendimento ao cliente, entre outros, e cada equipe de cada empresa tem características únicas que necessitam de atenção para fazer acontecer de maneira satisfatória. A essência dessas equipes são os funcionários que por si só trazem suas particularidades que devem ser tratadas de maneira especial para melhor aproveitamento de suas habilidades, muitos funcionários são demitidos das empresas com a justificativa de que cometeram erros graves em suas funções na empresa, estavam apresentando baixa produtividade ou tinha um comportamento antiético perante aos demais, quando na verdade o problema estava na maneira em como eles estavam sendo liderados.
Muitos gestores independentes do nível hierárquico da empresa (lideres, encarregados, supervisores, gerentes, etc.), passam muito tempo estudando e procurando adquirir conhecimento técnico sobre suas atividades e não dedicam nem ao menos 10% desse tempo para estudar técnicas de liderança e desenvolvimento. Parecem esquecer totalmente do seu verdadeiro papel como gestor deixando o sua equipe totalmente a deriva ou ficam fazendo experiências bizarras na teoria da tentativa e erro.
Todos, sem exceção precisão ser liderados de alguma forma, não apenas instruções técnicas, mas também sobre informações sobre as expectativas da empresa, feedbacks constantes, motivações, direcionamento de suas atividades , planos de carreira, entre outros. E essas ações não se aprendem de uma hora para outra, existem sim pessoa que tem habilidades natas para liderança e mesmo elas precisam de aprimoramentos constantes, os que não nasceram com essa “habilidade” podem sim adquiri-las, é só buscar esse conhecimento e se reeducar. É um processo que não pode parar, e é indispensável para o sucesso de qualquer empresa.
Imagem de Designed by Freepik
Artigo original em:
Liderança Equipe